Um balão cai perto de uma ilha desconhecida no oceano Pacífico, e nele estão cinco prisioneiros que fogem da Guerra de Secessão dos Estados Unidos. Juntos com o cão Top, os cinco amigos enfrentam os obstáculos naturais impostos pela Ilha misteriosa, desde animais selvagens e temperaturas extremas a um navio repleto de piratas. Além de contarem com a própria engenhosidade, recebem a ajuda de um enigmático habitante da ilha na luta pela sobrevivência. Em A Ilha misteriosa, Júlio Verne dialoga com romances de aventura como Robinson Crusoé, de Daniel Defoe, em que o homem, perdido em um ambiente intocado, tem de se adaptar e contar apenas com o que a natureza proporciona. Nessa história empolgante, com um final surpreendente, Verne combina aventura e pesquisa científica em uma narrativa clara e dinâmica, entremeada com humor, ironia e criatividade de um dos maiores escritores da literatura mundial.
Biografia do autor
Considerado um dos pioneiros da ficção científica, Júlio Verne (1828-1905) estudou geologia, engenharia e astronomia. Em seus livros, se notabilizou pela capacidade de antecipar na ficção as transformações que a tecnologia tornaria possível no mundo moderno. Misturando aventura e especulação futurística criou obras irresistíveis, das quais se destacam os romances A ilha misteriosa, Viagem ao centro da Terra, Da Terra à Lua, 20 mil léguas submarinas e A volta ao mundo em 80 dias. Verne é hoje unanimidade e objeto de culto em seu país e em todo o mundo.
Biografia do adaptador
Carlos Heitor Cony nasceu no Rio de Janeiro em, 1926, e faleceu no mesmo local, em 2018. Estreou na literatura ganhando por duas vezes consecutivas o Prêmio Manuel Antônio de Almeida, com os romances A verdade de cada dia e Tijolo de segurança. Considerado um dos maiores expoentes do romance neorrealista brasileiro, Cony também se dedicou com sucesso a outros gêneros: da crônica aos ensaios e às adaptações de clássicos. Trabalhou em grandes veículos da imprensa, como Jornal do Brasil, Correio da Manhã e Folha de S.Paulo. Ganhou em quatro ocasiões o Prêmio Jabuti na categoria Romance, duas vezes o Prêmio Livro do Ano da Câmara Brasileira do Livro e o Prêmio Nacional Nestlé de Literatura. Em 1998, foi condecorado pelo governo francês com a L’Ordre des Arts et des Lettres. Foi eleito para a Academia Brasileira de Letras em março de 2000.
Editora : Nova Fronteira
Ano escolar: 7
Segmento: EF II
Tema: Aventura, balão, histórias de sobrevivência, ilha deserta e inventividade humana.
Narrativa: Novela
Tradução/adaptação: Carlos Heitor Cony
Formato: 13,5 X 20,8
Páginas: 160
Editora Nova Fronteira se tornou referência no mercado editorial como a casa dos grandes autores da literatura nacional e estrangeira, tendo publicado obras fundamentais para o leitor brasileiro.