Sofia é capturada por homens que querem ganhar dinheiro explorando sua sabedoria. Coitada, em pleno aniversário! Só vai ter um jeito de salvar a sábia coruja dos bandidos: a floresta inteira ir até a cidade...
Esta peça reúne algumas das principais características do teatro para crianças: humor, suspense e aventura, com o toque especial de estímulo à reflexão. Não à toa Maria Clara Machado é o maior nome do teatro infantil brasileiro. Esta versão foi adaptada por Cacá Mourthé, que tornou a história ainda mais divertida para os pequenos leitores-espectadores, e tem as belas ilustrações de Marcus Moraes.
Biografia da autora
Maria Clara Machado nasceu em Minas Gerais em 1921, mas se mudou para o Rio de Janeiro ainda criança. Filha do escritor Aníbal Machado, cresceu em um ambiente artístico e iniciou sua carreira com um teatro de bonecos que fundou e dirigiu durante cinco anos. Em 1950, ganhou uma bolsa do governo francês para estudar teatro em Paris. Voltou ao Brasil um ano depois, quando fundou O Tablado, companhia de atores amadores que dirigiu até seu falecimento, em 2001. O Tablado ainda hoje é uma referência na formação de pro- fissionais da nossa dramaturgia. Já nas suas primeiras peças,
Maria Clara Machado alcançou grande sucesso de público e crítica e revolucionou a maneira de fazer teatro para crianças. Escreveu Pluft, o fantasminha em 1955, que lhe rendeu vários prêmios e tornou-se uma das peças mais importantes de nossa literatura. Até hoje Maria Clara é reconhecida como a autora mais importante do teatro infantil brasileiro.
Biografia da adaptadora
Cacá Mourthé nasceu no Rio de Janeiro, em 1959. É diretora artística do teatro O Tablado desde 2004.
Respira teatro desde a infância, quando passava os sábados n’O Tablado assistindo às apresentações ou vendendo programas das peças de sua tia, Maria Clara Machado. Aos 14 anos, estreou como atriz, e um dos seus primeiros papéis foi o próprio Pluft! Aos 18, começou a dar aulas. Depois, tornou-se assistente de Maria Clara, assinou roteiros, ganhou vários prêmios e dirigiu dezenas de peças.
Biografia ilustrador
Marcus Moraes nasceu no Rio de Janeiro em 1970 e desde criança adora desenhar. É graduado em design pela PUC-Rio e mestre em mídias criativas pela UFRJ. Desde 2000, cria ilustrações e projetos gráficos para espetáculos do teatro O Tablado. Também criou ilustrações para o Canal Futura, Museu do Amanhã e Museu Paineiras. Ilustrou as versões em prosa de Pluft, o fantasminha, O cavalinho azul e O dragão verde.
Editora : Nova Fronteira
Ano escolar: 4
Segmento: EF I
Tema: Vida Social e Familiar, meio ambiente, aventura, rapto de animais e sabedoria.
Narrativa: Teatro
Ilustração: Marcus Moraes
Adaptação: Cacá Mourthé
Formato: 20,5 X 27,5
Páginas: 24
Editora Nova Fronteira se tornou referência no mercado editorial como a casa dos grandes autores da literatura nacional e estrangeira, tendo publicado obras fundamentais para o leitor brasileiro.