Neste Cartas a um jovem preto, Rodrigo França conversa com seu passado para ressignificar o presente. Entre relatos íntimos comoventes e fábulas contemporâneas, o autor costura afetos, expressa verdades por vezes silenciadas e compartilha aprendizados que ecoam para além de sua própria história. O livro é um convite a reconhecer, em primeira pessoa ou por escuta atenta, as lutas e conquistas que moldam a identidade de um jovem preto no Brasil. Com afeto e coragem, Rodrigo destaca a potência do acolhimento, da memória e do pertencimento como caminhos de encontro consigo mesmo e com o outro. Uma leitura que abraça, provoca e inspira... no tempo de cada um.
Biografia do autor
Rodrigo França é articulador cultural, ator, diretor, dramaturgo, cineasta, escritor e artista plástico. Filósofo político e jurídico, atua como pesquisador, consultor e professor de direitos humanos fundamentais. É ativista pelos direitos civis, sociais e políticos da população negra no Brasil. Já expôs suas pinturas no Brasil, nos Estados Unidos e em Portugal. Ganhou o Prêmio Shell de Teatro 2019, na categoria Inovação, pelo Coletivo Segunda Black, em que é cocriador e curador. A iniciativa também foi contemplada com o 18º Prêmio Questão de Crítica. Começou sua carreira de ator em 1992 no teatro e no cinema. Já trabalhou em 42 espetáculos como ator e em oito como diretor. Escreveu sete espetáculos teatrais, entre eles: O pequeno príncipe preto, Capiroto e Inimigo Oculto. Entre os espetáculos que dirigiu estão: Oboró: Masculinidades Negras, O amor como revolução e Enlaçador de mundos. No cinema, dirigiu o documentário De volta para casa, os curtas Manual: como esquecer um grande amor e Escuta, e o longa-metragem Beleza pura. Escreveu os livros O pequeno príncipe preto, O pequeno príncipe preto para pequenos, Confinamentos e afins e organizou, com Jonathan Raymundo, os livros Pretagonismos e Protagonistas da nossa história.
Editora : Nova Fronteira
Ano escolar: 8
Segmento: EF II
Tema: Memórias, superação, luta antirracista, autoconhecimento e direitos humanos.
Narrativa: Memórias
Formato: 13,5 X 20,5
Páginas: 192
Editora Nova Fronteira se tornou referência no mercado editorial como a casa dos grandes autores da literatura nacional e estrangeira, tendo publicado obras fundamentais para o leitor brasileiro.