Em Menino vivo, conhecemos uma criança com impedimento de longo prazo, decorrente de uma condição neurológica conhecida como paralisia cerebral. Sua família, muito amorosa, faz todo o possível para ajudar o menino, para que cresça e se desenvolva, que se expresse e se comunique, no entanto, o tempo passa e as visitas ao hospital se tornam rotina. Com elas, vem o desânimo, agravado pela dificuldade de fala da criança. É com a chegada inesperada de uma contadora de histórias que essa história muda: por meio da leitura de um livro, a rotina se transforma: um olhar, um sorriso, um sinal de que o menino é, sim, muito vivo e alegre. Com poesia e delicadeza, Bárbara Anaissi desenvolve uma narrativa emocionante sobre amor, potência de escuta e a maravilha que é o mundo dos livros e das palavras.
Biografia da autora
Bárbara Anaissi nasceu no Rio de Janeiro e é graduada em jornalismo pela UFRJ e especialista em Leitura: teoria e práticas — formação do leitor em múltiplas linguagens, pela Cátedra Unesco de Leitura/PUC-Rio. Trabalha no mercado de livros desde 1993 e, em 2018, fundou a Macondo Casa Editorial, que atua nas áreas de edição, curadoria, consultoria para novos autores, produção, formação de leitores e biblioterapia. É autora de Menino vivo (Ediouro) e coautora nas coletâneas Biblioteca e ações de leitura (organizado por Eliana Yunes e Alessandro Rocha, Editora Reflexão), Quantas portas cabem numa porta? (organizado por Anna Claudia Ramos, Editora Casa do Lobo) e Entre silêncios (organizado por Anna Claudia Ramos, Ediouro). Atualmente é pesquisadora do Núcleo de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, da Fiocruz Brasília, em projetos de comunicação, cultura e direitos humanos, além de colunista e membro do conselho editorial da revista literária Letra Miúda.
Biografia da ilustradora
Marilda Castanha nasceu em Belo Horizonte e hoje vive em Santa Luzia, Minas Gerais. Cursou Belas Artes na UFMG e publicou seu primeiro livro, Pula gato!, em 1992, e desde então publica e ilustra. Seu segundo livro, Pindorama, Terra das Palmeiras, ganhou prêmios no Brasil (o Jabuti de ilustração e o Prêmio de Melhor ilustração pela FNLIJ) e no exterior (o Prix Graphique Octogone e Prêmio Noma no Japão).
Editora : Nova Fronteira
Ano escolar: 4
Segmento: EF I
Tema: Neurodiversidade, poder transformador da literatura, relação familiares, inclusão e contação de histórias.
Narrativa: Conto
Ilustração: Marilda Castanha
Formato: 20,5 X 27,5
Páginas: 40
Editora Nova Fronteira se tornou referência no mercado editorial como a casa dos grandes autores da literatura nacional e estrangeira, tendo publicado obras fundamentais para o leitor brasileiro.