Quando a pequena Dorothy ficou órfã, foi morar num longínquo recanto em uma das grandes planícies cinzentas do Kansas com o tio Henry e a tia Em. Da porta da humilde casa, Dorothy só via a triste natureza que se estendia até o horizonte, sem nenhuma construção, sem uma só vila. Até que um dia um terrível ciclone faz a casa voar, levando a menina e seu cãozinho, Totó, a quilômetros de distância até o maravilhoso País de Oz, um cenário fabuloso de cores e sonhos. No entanto, tudo o que Dorothy quer é voltar para seu lar. Ao encontrar o povo do Leste, é aconselhada a seguir a estrada de tijolos amarelos até a Cidade das Esmeraldas, onde o grande Mágico atenderá qualquer pedido seu. No caminho, encontra um espantalho sem cérebro, um leão covarde e um homem de lata que quer um coração. Juntos, os amigos partem em busca de seus mais profundos desejos e vivem incríveis aventuras em um mundo fantástico, repleto de imaginação.
Biografia do autor
Lyman Frank Baum nasceu em Chittenango, no estado de Nova York, em 1856. Antes de ser reconhecido como autor de livros infantojuvenis, foi repórter do New York World em 1873. Anos mais tarde, em 1883, tornou-se proprietário de um teatro em Nova York, no qual passou a atuar nas próprias peças. Baum retornou ao jornalismo como editor do Aberdeen Saturday Pioneer (1888-1890) e do Show Window (1897-1902). Seu primeiro livro, Mother Goose in Prose, foi publicado em 1897, mas o sucesso comercial veio dois anos depois, com o best-seller Father Goose: His Book. Animado com o êxito, continuou a escrever e lançou em 1900 O Mágico de Oz, sua obra-prima. Com mais de sessenta livros publicados, entre eles a série da Terra de Oz, Frank Baum teve sua obra traduzida para dezenas de idiomas e encenada nos palcos de diversos países. Em 1939, vinte anos após sua morte, O Mágico de Oz foi levado às telas de cinema, consagrando-se de vez como um clássico universal da literatura juvenil.
Biografia do ilustrador
Alexandre Camanho é autor, desenhista e ilustrador. Ganhou o prêmio Ibema de Gravura em 2012 e o segundo lugar no prêmio Jabuti, na categoria de melhor ilustração infantil, em 2015. Representou o Brasil como ilustrador no congresso da International Board on Books for Young People em Auckland, Nova Zelândia, em 2016. Com participação em exposições no Brasil e no exterior, e mais de cinquenta livros publicados, é um dos maiores ilustradores do país.
Biografia do adaptador
Paulo Mendes Campos (1922-1991) nasceu em Belo Horizonte e passou a maior parte de sua vida no Rio de Janeiro. Na literatura e fora dela, ficou marcado como um dos Quatro Mineiros. Assim como os companheiros Fernando Sabino, Otto Lara Resende e Hélio Pellegrino, foi jornalista e cronista e, diferentemente deles, deixou uma significativa obra poética. “Traduzir é meu jeito de descansar carregando pedras”, brincava ele ao comentar parte igualmente importante de sua obra, que inclui adaptações de autores como William Shakespeare, John Ruskin e Philip Larkin. Com a liberdade característica dos escritores, também assinou uma série de adaptações de clássicos, como este O Mágico de Oz.
Editora : Nova Fronteira
Ano escolar: 7
Segmento: EF II
Tema: Autoconhecimento, aventura, seres fantásticos, mundos fantásticos e protagonismo juvenil.
Narrativa: Conto
Ilustração: Alexandre Camanho
Tradução/adaptação: Paulo Mendes Campos
Formato: 15,5 X 23
Páginas: 136
Editora Nova Fronteira se tornou referência no mercado editorial como a casa dos grandes autores da literatura nacional e estrangeira, tendo publicado obras fundamentais para o leitor brasileiro.