Obiako é um menino do povo ibo, na Nigéria. Na floresta onde mora, ele observa todos desenvolverem seus afazeres e suas artes. O menino, no entanto, sabe que em outros lugares, próximos ou distantes, existem outros meninos, que também observam e também desenvolvem suas próprias artes. Por exemplo, no Togo, o menino Lomé fabrica esteiras coloridas; no Mali, o menino Bamaco toca o kora; no Níger, o menino Themba gosta muito de brincar com a azagaia, que ele mesmo fez. Entre muitos outros, esses meninos, tão diferentes, que praticam gestos tão distintos, têm algo em comum: vivem com suas artes, aprendidas com seu próprio povo e em sua própria cultura.
É a partir da diferença que Celso Sisto nos encanta com Todos juntos, um belo poema que compartilha os saberes herdados por gerações e celebrados pelos meninos de diversas regiões do continente africano e, por que não?, do mundo todo. Unidos pela arte, esses meninos celebram a diversidade e a força, e nos convidam a imaginar um mundo em que todas as vozes possam se encontrar.
Biografia do autor
Celso Sisto foi escritor e ilustrador, contador de histórias, ator, arte-educador e especialista em literatura infantil e juvenil. Mestre em literatura brasileira e doutor em teoria da literatura, Celso foi responsável pela formação de inúmeros grupos de contadores de histórias espalhados pelo país. Com mais de sessenta livros publicados para crianças e jovens, ele recebeu diversos prêmios pela qualidade de sua obra, incluindo o prêmio de Autor Revelação (FNLIJ, 1994), Ilustrador Revelação (FNLIJ, 1999), Melhor Livro Infantil (Açorianos, 2011) e Livro do Ano (Açorianos, 2011). Celso deixou um legado significativo na literatura infantil e juvenil e na formação de novos talentos.
Biografia do ilustrador
Camilo Martins nasceu no Rio de Janeiro, é formado em Gravura pela Escola de Belas Artes da UFRJ e trabalha com ilustração para livros infantis e juvenis e design de estampas para grandes marcas. Em 2017 foi o brasileiro escolhido para representar o país no workshop da Bienal Internacional de Ilustração da Bratislava.
Tem mais de vinte livros publicados, dentre os quais Em Busca do Mar e Lila em Moçambique, premiados com o Selo Cátedra 10 da UNESCO pela PUC-RJ nos anos de 2020 e 2021.
Editora : Nova Fronteira
Ano escolar: 6
Segmento: EF II
Tema: Identidade, amizade, ancestralidade, África, dons e talentos, cooperação e conexão.
Narrativa: Poema
Ilustração: Camilo Martins
Formato: 20,5 X 27,5
Páginas: 32
Editora Nova Fronteira se tornou referência no mercado editorial como a casa dos grandes autores da literatura nacional e estrangeira, tendo publicado obras fundamentais para o leitor brasileiro.