A história indígena do joão-de-barro traz uma das narrativas mais conhecidas dos povos originários do Sul do país: a saga de Jaebé, que, apaixonado pela jovem mais bela de sua aldeia, é desafiado pelo pai dela a dar uma grande prova de seu amor, uma prova que desafia sua própria sobrevivência. Mais do que o resgate do simbolismo do pássaro sinônimo de amor fiel e eterno, este livro é fruto da busca de um homem pelas memórias de sua ancestralidade. Patrick Lima, cordelista de mão cheia hoje estudado em universidades no Brasil e no exterior, vem do povo Kanyndé e Monxoró, do Ceará, e empresta toda a sonoridade e esmero de seus cordéis para manter viva essa grande história de amor.
Biografia do autor
Patrick Lima é um artesão de palavras que brinca com frases e rimas. Cearense de nascimento e contador de histórias por vocação, fez da literatura de cordel sua forma de expressão. Nos seus versos, a cultura popular ganha voz, as diferenças encontram respeito, a natureza se expressa com suavidade e as palavras florescem como sementes lançadas ao vento. Seja no papel ou na oralidade, Patrick transforma o cordel em ponte entre o passado e o presente, unindo tradição e imaginação. Foi assim que recriou, adaptando para o cordel, uma das sagas mais mágicas da literatura mundial, inaugurando um novo gênero dentro do folheto popular: o cordel geek. Seu trabalho já marcou presença nos principais eventos literários do país e hoje é estudado em universidades no Brasil e na Europa, provando que o cordel segue vivo, reinventando-se a cada verso.
Editora : Nova Fronteira
Ano escolar: 6
Segmento: EF II
Tema: Identidade, cordel, histórias indígenas, desafio e amor.
Narrativa: Cordel
Formato: 13,5 X 20,5
Páginas: 24
Editora Nova Fronteira se tornou referência no mercado editorial como a casa dos grandes autores da literatura nacional e estrangeira, tendo publicado obras fundamentais para o leitor brasileiro.